terça-feira, 2 de junho de 2009

Vai pra guerra? então, reuna o exército.

Existem algumas perguntas que todo calouro do ICP (inclusive eu!) vai fazer a si mesmo quando pensa nas entrevistas: Devo fazer esboços de perguntas? Devo treinar as respostas? Como me preparo de uma maneira efetiva?

E não para por aí... Você provavelmente não vai fazer essas perguntas pra si mesmo vai buscar as respostas com quem sabe.. QUEM? QUEM? QUEM? Nossos queridos veteranos (Homenagem ao Osório, Bruno, a PAty de São PAulo, que foi linda!, a jurássica e participativa Ana Paula dentre outros que estão tendo impacto direto no meu processo seletivo), e daí você descobre que isso é uma incógnita, e que Macaxeira e mandioca mesmo sendo a mesma coisa tem significados diferentes no ver de pessoas diferentes (Que merda que ficou essa comparação!)

O fato é que algumas pessoas se sentem mais confiantes ao se prepararem e outras defendem que tudo deve acontecer naturalmente. Eu sou do time dos que escolheram se preparar, durante um bom tempo concentrei nas mais de 70 possíveis perguntas que já foram perguntadas em processos seletivos anteriores, respondi todas, enlouqueci os professores de inglês do meu curso requisitando correções gramaticais e dicas de vocabulário e muitas outras atitudes freaks.
E o resultado? Valeu muito a pena..... Deu um trabalhão pra reunir todo o exército de perguntas, mas na hora da batalha (primeira entrevista!) acabou que tudo valeu muito a pena. Segue algumas impressões:

- O primeiro passo para enfrentar uma entrevista e conhecer a empresa em que você almeja uma vaga, com a seleção do ICP não é diferente.
- Você pode treinar as perguntas e possíveis respostas, mas não adianta decorar, na hora você não vai lembrar de tudo detalhadamente. Foque no vocabulário.
- Use da tecnologia, nos somos a geração da banda larga e isso ajuda muito. Perdi as contas de quantas vezes fiz conferencias com o Rapha, o Terra a Lori e muitos outros cast friends da nossa comu. Isso ajudou muito, creio que não so a mim, mas a eles também. (certo meninos?)
- Conte com amigos e professores para corrigir seus esquemas de respostas.

Acho que é isso... no mais.. tudo se resume em uma frase:
Every single wish can come true if we keep on believing on it.

Um comentário:

Anônimo disse...

CARAAAAAAAAAA, acho q seu blog ta flizao ow...
muito bom msm
detalhado nas coisas importantes
parabenss ae sadia
t+


Daniel F.